Resenha: Jogos Vorazes

by - 06:00

Olá meus queridos leitores!!!
Hoje trago para vocês mais uma resenha até que enfim né , sei que estou super atrasada com o blog, mas prometo que tudo vai se ajeitar!! E o livro da vez é Jogos Vorazes!!!
Aproveitei que já já vai ser lançado o filme Em Chamas (e claro que vou assistir) e resolvi ler e assistir Jogos Vorazes, teoricamente não nessa mesma ordem..
Vamos conferir então..


Jogos Vorazes

Edição: 2
Editora: Rocco - Jovens Leitores
ISBN: 9788579800245
Ano: 2011
Páginas: 397
Tradutor: Suzanne Collins
 Skoob: 5/5




Fazia um certo tempinho que eu gostaria de ler esse livro, mas como sempre deixando para depois e colocando outros livros na frente dessa leitura, até o dia em que estava em casa e assisti o filme que meu filho estava vendo na tv, sim me julguem, vi o filme primeiro para depois pegar o livro na mão. Simplesmente amei o filme e resolvi sair correndo pegar o livro para ler.
Como todos já sabemos (pelo menos a maioria) Jogos Vorazes se deu depois de uma guerra em que se formaram os 12 Distritos da país de Panem, cada distrito é obrigado a escolher uma garota e um garoto todos os anos para participarem dos Jogos, que depois de pelo menos duas semanas e com 24 tributos (assim que são chamados quem participa dos Jogos) apenas 1 será o vencedor, já que a única regra desses Jogos é matar todos e sobreviver, ao sobrevivente é dado  o reconhecimento pelo seu esforço e coragem de ter sobrevivido e se tornará rico após sair vencedor.
No distrito 12 mora Katniss Everdeen com sua irmã mais nova e sua mãe, desde que seu pai morreu nas minas de carvão, como é a mais velha sustenta a família caçando pequenos bichos na floresta do distrito, sua mãe se tornou uma pessoa sem qualquer tipo de capacidade de sustentar suas duas filhas, e para não morrerem de fome Katniss aprendeu a atirar com arco e flecha quase tão bem quanto seu pai, para poder dar o sustento a sua pequena irmã Prim, junto dela temos o garoto Gale que a acompanha desde sempre nas caçadas e para sustentar também sua família, os dois tem uma cumplicidade muito grande, mas são simplesmente bons amigos.
O dia da colheita chegou, esse dia é destinado a serem sorteados a garota e o garoto para disputarem os Jogos Vorazes, é o primeiro ano de Prim, e Katniss tenta deixá-la mais tranquila já que é apenas uma papel com seu nome e que seria quase impossível sortearem ela, ao contrário de sua irmã Katniss tem vários papeizinhos com seu nome, já que desde que tem 12 anos troca seu nome para ser sorteado por grãos e óleo a mais para sua família comer. Todos estão na expectativa para o sorteio dos nomes. E o improvável acontece, Prim é a escolhida desse ano, mas desesperada com essa possibilidade Katniss se oferece como tributo para salvar sua pequena irmã, e o garoto escolhido é Peeta Mellark.

E lembre-se disso. Eu não estou autorizado a apostar, mas se eu pudesse, meu dinheiro estaria em você.

Logo no começo do livro achei que não seria tão emocionante como ver o filme, mas me enganei, ver como é descrito melhor o amor que Katniss tem por sua irmã Prim, e de como realmente a decisão dela de se tornar um tributo é a melhor para sua família, conhecer um pouco mais sobre o garoto Peeta, que é o ¨ companheiro¨ dos Jogos, realmente o livro é sempre bem melhor que o filme, mas achei que estava bem no contexto da história e não deixou muita coisa de lado.
A parte mais emocionante sem duvidas é quando Katniss e Peeta vão para a arena, onde os 24 tributos estão lá, para apenas um sair vitorioso. Logo de inicio temos uma carnificina generalizada que praticamente metade dos tributos morrem. Daí por diante é cada um por si e tudo vai depender da capacidade de sobrevivência de cada um.
Mas Katniss e Peeta além de tudo vão ter que vender a imagem de amantes desafortunados, que por infelicidade foram parar nos Jogos Vorazes  e que não podem voltar juntos para casa. A Capital adora essa história, mas de uma coisa eles sabem, isso pode ser a sobrevivência deles, já que podem ter patrocinadores que gostaram da ideia de verem eles sofrerem juntos.
Na arena não é fácil para Katiniss, se a vida dela já era ruim, agora então, a cada passagem do livro podemos ver o sofrimento dela, já que o livro todo é narrado pela própria personagem, a visão dela sobre o que está acontecendo e o que poderá lhe acontecer. Alguns dos outros tributos são carreiristas ( garotos e garotas treinados a vida toda para serem voluntários nos Jogos) e estão querendo pegar Katniss de qualquer jeito.

Pelas circunstâncias em que me encontro, aposto que não importa que tipo de ninho de vespa é esse. Estou ferida e presa em uma armadilha. A escuridão me concedeu uma breve trégua, mas, quando o sol nascer, os Carreiristas já terão formulado algum plano para me matar. 
Pág. 202


O livro todo é bem emocionante e cheio de cenas eletrizantes e muito angustiante também, já que passamos por tudo o que Katniss passa.
Livro super recomendado, para quem ainda não leu corra já ler, não sei o porque não li antes, com eles ali na minha estante a um certo tempo.
 Essa distopia como outras traz o comportamento do governo opressor e que não se importa nem um pouco com a população em geral, Jogos Vorazes não é apenas mortes ( no começo chamava de Jogos Mortais), isso tudo serve para alguma coisa, serve para a esperança de cada individuo ser restaurada e quem sabe conseguir mudar seu futuro, que difícilmente mudarão alguma coisa pois a única certeza que todos tem é que a casa ano mais garotos e garotas iram para os Jogos.

Será que Katniss conseguirá sair dessa viva??? Bom não vou dar nenhum spoiler e quem quiser saber corra já ler o livro, pois no final achei muitas coisas diferentes do que esta no filme, mas filme é filme e livro é livro, já sabemos disso antes mesmo de lançarem o filme, e se puderem assistam também, vale super a pena!

Comentem :)
Beijus
Camila Mazzetto

You May Also Like

1 comentários

  1. Ah como amo esse livro! Uma das minhas trilogias favoritas, de longe! Espera só até ler Em Chamas. Consegue ser ainda melhor! Amei a resenha

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir