Resenha: O Hobbit

by - 06:00

Olá leitores!!!
Hoje trago para vocês mais uma resenha, e o livro da vez, não poderia ser outro senão O Hobbit!!!!
Vamos conferir....



Edição: 5
Editora: Wmf Martins Fontes
ISBN: 9788578276225
Ano: 2012
Páginas: 296
Skoob: 5/5 ♥♥♥♥♥





Bom dessa vez a resenha é de um livro cinco estrelas com certeza, faz algum tempo que tenho o livro na minha estante, mais precisamente um ano, desde que foi lançado o primeiro filme da saga, mas confesso que sempre tinha outros entrando na frente dele, até que com o lançamento do segundo filme não aguentei e resolvi ler, e foi a melhor coisa que li nesse ano.
Bilbo Bolseiro é um pacato Hobbit que vive em uma toca confortável e sem nenhuma pretensão maior na vida, até o dia em que Gandalf, o mago cinzento bate em sua porta e o convida para uma aventura, mas logo Bilbo dispensa e não quer outra coisa a não ser fumar seu cachimbo e ficar na tranquilidade de sua toca. Mas um dia sem esperar alguns anões bate sua toca, para seu desespero, e comem tudo o que encontram, até que o mago resolve aparecer e lhe explicar o que estava acontecendo.
Thorin, O Escudo de Carvalho, herdeiro do rei sob a montanha, precisa de um ladrão para uma aventura, mas precisamente a aventura de voltar para a montanha solitária e recuperar o ouro roubado pelo dragão Smaug, Bilbo não quer ir nessa tal aventura, pois prefere o conforto e a tranquilidade que tem, mas acaba cedendo aos pedidos e resolve ir com Gandalf e mais treze anões recuperar o tal tesouro perdido.
O livro é muito bom para se ler, mas quem não gosta muito de descrição, de lugares, plantas etc, pode não gostar da escrita de Tolkien, confesso a vocês que sim comparei filme com o livro e o que fiquei incrivelmente satisfeita é que a primeira parte da saga nas telonas reproduz exatamente o que está escrito, achei apenas duas cenas no filme que não existe no livro, mas para uma adaptação está ótimo, pois geralmente sempre modificam e muito para conseguir se fazer um filme de um livro, mas como já lançou a segunda parte, não resisti e fui assistir com o meu filho e para a minha decepção dessa vez, mudaram muita coisa, e particularmente não gostei de várias cenas modificadas e que a maioria não existe no filme, obviamente não vou contar quais são pois é spoiller tanto do livro como do filme, mas ainda sim vale a pena ver a produção visual que esse filme traz para as telonas, é de encantar qualquer um.
Voltando ao livro que é o que interessa, na aventura de Bilbo com os treze anões é mostrado quando é achado o Um Anel que estava em sua posse no Senhor dos Anéis, temos várias demonstração de um Hobbit apesar de sua vida pacata, pode sim ser corajoso e ajudar seus amigos, a parte em que me deu mais aflição em ler é quando eles encontram aranhas gigantes, isso me dá pavor, mesmo sabendo que não existe, mas são aranhas de qualquer jeito.

Não li o livro tão rápido, pois queria curtir cada passagem sem pressa nenhuma, pois sabia que quando acabasse não iria ter nenhuma continuação para ser lida, além de toda a história, temos várias canções no livro, de anões, elfos e homens, achei isso super legal, fiquei lendo como se tivesse alguém cantando ela. Thorin, que os outros anões são muito valentes e querem chegar a montanha solitária o quanto antes e derrotar o velho dragão que a possuiu, mas no caminho orcs vão persegui-los, claro que tinha quer ter mais do que uma simples aventura e que eles teriam que passar por vários lugares onde orcs dominam e não querem que Thorin chegue até seu destino.
O livro também traz várias ilustrações, que nos ajudam a imaginar como seria essa aventura e como Bilbo estaria se virando nela, outro detalhe que encontrei no segundo filme e não existe no livro, vou contar já que está até no pôster do filme, é o elfo Legolas, que colocaram no filme não sei o porquê, já que ele não aparece nesse livro, apenas no Senhor dos Anéis, e isso me deixou um pouco chateada, apesar de ver o lindo Orlando Bloom como o elfo.
Lógico que não vou contar para vocês se realmente eles chegaram na montanha solitária e se o dragão Smaug ainda estava vivo por lá e o que aconteceu, já que se eu contar perde toda a graça de ler não é mesmo?

Não vou me prolongar mais, agora recomento e muito a leitura desse livro, já que é pequeno com apenas 296 páginas, uma leitura fácil para alguns, pois como falei tem muita descrição, e para quem não gosta, não vai curtir essa leitura, mas leia mesmo assim e venha aqui contar o que achou, vá ao cinema assistir o segundo filme e me conte se assim como eu ficou um pouco decepcionado.
  • "Copos trincados e pratos partidos!
Facas cegas, colheres dobradas!
É isso que em Bilbo causa gemidos -
Garrafas em cacos e rolhas queimadas!
Pise em gordura corte a toalha!
Sobre o tapete jogue os ossinhos!
O leite entornado no chão se coalha!
Em cada porta há manchas de vinho!
Jogue esta louça em água fervente;
Soque bastante com esse bastão;
Se nada quebrar por mais que se tente;
Faça rolar, rolar pelo chão!
Isso é o que Bilbo Bolseiro detesta!
Cuidado! Cuidado com os pratos da festa!"
Os anões na casa de Bilbo

  • "Em cinco pinheiros, quinze passarinhos,
brisa de fogo os mantém quentinhos!
Estranhos pássaros, todos desasados!
Que vamos fazer com esses coitados?
Assá-los vivos ou à cabidela;
fritá-los, fervê-los, servir na panela?
Queimar, queimar, samambaias e abeto alvar!
Mirrar, sapecar! a tocha que chia
A noite ilumina pra nossa alegria,
Ya hey!
Assar e tostar, fritar e torrar!
Que haja barbas ardentes e olhos vidrados;
Cheiro de cabelos e ossos queimados
em cinzas jazendo
expostos ao relento
Assim vão os anões morrendo,
e acendendo a noite para nosso deleite,
Ya hey!
Ya-harri-hey!
Ya hoy!
Orcs na floresta

Espero que gostem da resenha de hoje!!!
Beijus
Camila Mazzetto

You May Also Like

3 comentários

  1. Camila, ja li O Hobbit e me apaixonei pela ingenuidade do Bilbo. AWN! A histtoria toda eh maravilhosa e se voce se deixa levar entao, consegue entrar em um mundo completamente diferente e gostoso de se conhecer.
    Agora tenho que assistir o novo filme.
    Adorei sua resenha.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila,
    Eu sou apaixonada por esse livro, além das história, as ilustrações durante o livro são lindas e ajudam a criar as imagens na cabeça, rs.
    Acho que a sua resenha passou bem isso, adorei!

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero sua visita

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu ainda não li o livro, mas estou muito interessada. Primeiro eu tenho que comprar né rsrs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir